Sobre

APCN

História, Propósito, Missão, Visão e Valores da APCN.

HISTÓRIA  – Em 1985, o país estava saindo de um longo período de estado de exceção e iniciando a jornada pela redemocratização. No Congresso Nacional, um grupo de dedicados servidores da então chamada Segurança Legislativa, diante de adversidades e dificuldades de representação e participação mais efetiva nas decisões e nos avanços da categoria, resolveram criar uma associação que uniria as duas Casas, Senado e Câmara. Cabe ressaltar que havia um verdadeiro vácuo de representatividade classista, tendo em vista que ainda não existia um sindicato do Legislativo Federal, pois o SINDILEGIS foi criado em outubro de 1988 enquanto a APCN foi inaugurada em 10 de agosto de 1985. A APCN surge assim para dar voz aos corajosos pioneiros e para lutar pela reestruturação e aprimoramento da carreira e das condições de trabalho, mas, sobretudo para fazer valer a previsão constitucional do Poder de Polícia. A história da APCN confunde-se com a história das Polícias Legislativas Federais, pois atuou de forma decisiva e inconteste para a sua consolidação.

PROPÓSITO

A Associação da Polícia do Congresso Nacional tem o firme propósito de defesa dos interesses da categoria, bem como o de promover as melhorias e avanços exigidos pelas constantes mudanças porque passa a nossa sociedade; com o foco na modernidade e nas boas práticas de gestão e governança.

VALORES

LPugnamos pela observância a princípios basilares que norteiam a atuação institucional da APCN; podemos elencar a HONRA, o RESPEITO ÀS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, a DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e a DEFESA DE UM LEGISLATIVO FEDERAL INDEPENDENTE e consonante com o sistema de freios e contrapesos que é a base do funcionamento das democracias modernas.

VISÃO

Ser a porta-voz dos anseios e desejos da categoria Policial Legislativo Federal frente às autoridades constituídas de forma a alcançar sempre mais o aperfeiçoamento de nossa atividade fim, bem como a consolidação do reconhecimento da Polícia Legislativa pela comunidade interna e externa ao Congresso Nacional.

MISSÃO

Nos tornarmos a referência de Polícia Legislativa para todos os legislativos do Brasil, sendo fonte de consulta e de propagação de ideias e de doutrinas em áreas como a proteção de autoridades, de segurança e gestão de áreas e instalações e de Inteligência e de polícia de investigação.