União de xadrez
III Campeonato Brasileiro das forças armadas e segurança pública aconteceram nos dias 1 e 2 de agosto. Com o titulo “União do xadrez” vários competidores do Brasil participaram dessa disputa, os jogos foram realizados no clube militar na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o PLF Vicenzo Camiloti que participou dessa competição, foram realizadas 6 rodadas de xadrez clássico , também conhecido como xadrez padrão ou xadrez lento, é um jogo de controle de tempo em que cada jogador tem um tempo considerável para realizar todos os lances, geralmente pelo menos uma hora. Nesse campeonato foi considerado o tempo de 1h mais 30 segundos de acréscimo a cada lance efetuado, o que indica que cada partida poderia durar até 3h no total.
Essa foi a primeira participação do PLF Vicenso em um campeonato nacional, na representação da Instituição Polícia Legislativa Federal , e após as rodadas da competição com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, terminou na 14 posição.
Durante as competições conforme vai pontuando, o jogador enfrenta quem está na mesma colocação, nessa posição conforme o PLF Vicenso “ de realmente adversário forte, só enfrentei o campeão, que me ganhou na segunda rodada”.
JPD AM- E na sua avaliação qual a importância de participação nesse campeonato?
PLF Vicenso – “Importantíssimo, eu queria demais o ouro, mas falhei feio em vários aspectos do jogo, da abertura ao meio jogo e cálculo bruto,
vinha do meu melhor desempenho da vida 2 semanas antes, no Campeonato Brasileiro máster (35 a 50 anos) realizado em Brasília, cheguei cheio de expectativa de repetir a performance, e deu tudo errado”.
JPD AM-O esporte a competição é um aprendizado diário de acertos e erros. Consciente dessa participação qual a sua lição particular dessa competição. efetivamente o que faltou?
PLF Vicenso – “ Pode ser vários motivos juntos, mas acredito que não me soltei como quando fui vice campeão Brasileiro Master 2 semanas antes. Xadrez é jogo de luta e caos, não é um terreno onde se quer tudo seguro e previsível, fiquei tenso também, por conta da alta expectativa que tinha, e isso refletiu na hora do cálculo bruto, porque a tensão atrapalha a concentração e deixa o corpo exausto justamente quando mais se precisa de disposição, especialmente num formato de 3 rodadas por dia”.
O Campeonato Brasileiro das Forças Armadas e de Segurança Pública são realizados anualmente e a previsão para o ano de 2026 é que os jogos aconteçam na cidade de São Paulo.
JPD Adolffo Moura