UNIPOLBR elege nova presidência, alinha cooperação técnica com a Polícia do Senado federal e debate temas relevantes da categoria durante 25ª Conferência da Unale

Nesta quarta-feira (09), a União Nacional das Polícias Legislativas – UNIPOLBR elegeu sua nova presidência, que neste ano contou com uma novidade: foi instituída uma presidência compartilhada. Participantes de vários estados brasileiros marcaram presença no encontro da categoria, realizado durante a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Pela programação, foram abordadas pautas como as leis que beneficiam os policiais nas áreas de habitação e fiscal. Os presentes também assistiram à apresentação sobre as capacitações da Polícia do Senado Federal, que tem proporcionado integração à diversas instituições, por meio de cursos e treinamentos.

Na eleição, foram eleitos dois presidentes que irão dividir o mandato por quatro anos, sendo dois anos para cada um. Estarão presidindo a UNIPOLBR Nelson Moreno (ALERJ) e Edivan Vieria (Alepe). Para Edivan Vieira, Policial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a expectativa é para os próximos anos é de maior integração entre as instituições e a troca de conhecimento.

“Estaremos buscando cooperação técnica com a Polícia do Senado, bem como a Associação das Polícias do Congresso Nacional (APCN), para possibilitar treinamentos e cursos específicos para as polícias das casas legislativas, a fim de fortalecer os poderes legislativos, no âmbito da atuação dos policiais legislativos”, defendeu Vieira. Nelson Moreno complementou ainda que um “Poder Legislativo forte é um poder legislativo independente” e é neste sentido que a categoria trabalha.

Ao longo do dia, ocorreram ainda debates em temáticas como a lei já existente que trata sobre o benefício para aquisição de moradia para policiais, que desde a sua criação, possui um teto e a proposta debatida foi buscar a quebra do mesmo. “Também realizamos uma análise do Novo Código Penal que está tramitando e será votado a qualquer momento. Neste novo código, ocorre a inclusão dos policiais legislativos, com a inclusão de atribuições”, explicou Vieira. A Lei que beneficia policiais para o imposto de renda também foi abordada, pois está em tramitação e será votada em breve. “Estamos acompanhando todas as temáticas relativas à nossa categoria”, afirmou o novo presidente Nelson Moreno. O tema Porte de Arma foi tema do último debate do dia, conduzido por Léslio César de Moraes que trouxe uma abordagem estratégica, com uma visão legislativa e jurídica, esclarecendo leis e instruções normativas para o uso e porte de armas pelos policiais, institucionalmente e/ou para defesa pessoal.

Capacitação – Em meio aos debates, houve ainda a apresentação dos projetos da Secretaria de Polícia do Senado Federal (SPOL), com as palestrantes Isabela do Rosário Lisboa Martins e Lívia Soares, ambas policiais do Senado. As profissionais elencaram uma série de projetos de capacitação desenvolvidos pela polícia legislativa que se tornaram referência nacional, com o compartilhamento de informações e convênios de cooperação para disseminar conhecimento e experiências entre as instituições. Através deste, trabalho a Polícia do Senado tem recebido demandas de inúmeras casas legislativas para ofertar cursos como os de varredura, controle de multidões, cinotecnia e outros.

 

Por Ana Luiza Melo

Publicado em: 11/11/22

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*