“Ué, mas a PLF viaja em missão?”

Essa é, seguramente, a segunda pergunta que mais escuto!

Sim, meus amigos. A PLF viaja e viaja muito! Não só pelo Brasil, mas pelo mundo também. Como se sabe, a polícia legislativa tem como uma de suas atribuições a proteção de dignitários. O Presidente da Casa (Câmara ou Senado) tem escolta permanente em razão do cargo que ocupa. Além dele, há outros deputados que se sentem ameaçados e solicitam a escolta da PLF tanto em Brasília quanto em seus estados de origens, suas bases eleitorais.

Ainda além, a PLF também costuma acompanhar Comissões permanentes ou temporárias, que vão a locais sensíveis (presídios, conflitos agrários, problemas em territórios indígenas, por exemplo) e assim demandam a presença dos policiais legislativos para que os trabalhos ocorram sem transtornos.

Não são todos os PLF que viajam. Há os que são lotados nas coordenações que atuam diretamente na proteção das autoridades, e esses viajam com mais frequência. Eventualmente há pedido de apoio para policiais lotados em outros setores e eles compõem as equipes de proteção.

Outro tipo de missão fora de Brasília são as operações realizadas pela Coordenação de Polícia Judiciária da PLF (são os policiais que atuam na investigação). Eles constantemente estão em missão para buscar as soluções parz os mais diversos tipos de inquéritos de atribuição da PLF.

Essa é uma parte da Polícia Legislativa Federal que poucos conhecem. Estamos pelo país todo sempre em busca da defesa da democracia, defesa da atuação dos representantes do povo brasileiro.

Texto: Vitor Rosa

Publicado em: 26/04/23

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*