A Polícia Legislativa Federal do Senado Federal (PLF-SF) firmou uma parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e enviou três policiais legislativos para acompanhar, durante 10 dias, as atividades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (DEAM I). O objetivo é oferecer um atendimento policial especializado às servidoras, terceirizadas e estagiárias da Casa que sejam vítimas de violência de gênero.
Essa parceria visa à especialização dos PLFs-SF Luciana César, Nayara Magalhães e Hermes Paixão, que estão lotados na Coordenação de Polícia de Investigação e Judiciária (COPIJUD). Esses profissionais são os responsáveis pelo atendimento às mulheres em situação de violência dentro do Senado.
Durante o período, os policiais observaram os procedimentos adotados pela DEAM I no enfrentamento de casos previstos pela Lei Maria da Penha. Os protocolos incluem acolhimento, atendimento, investigações e interlocução com profissionais de psicologia. Para Luciana, a experiência foi enriquecedora:
— A DEAM é uma delegacia especializada e referência no país no enfrentamento à violência contra a mulher. Vivenciar a rotina dos delegados e policiais que atuam diariamente com um número elevado de ocorrências, abrangendo crimes violentos e de alta complexidade, nos trouxe um novo olhar sobre a violência de gênero, além de capacitação técnica. Tivemos a oportunidade de observar, na prática, os diversos setores da delegacia, desde o primeiro atendimento da vítima, com o acolhimento, registro do Boletim de Ocorrência, investigação de crimes praticados no ambiente virtual, até o cumprimento de mandados de prisão — detalha.
Com essa capacitação, a PLF-SF planeja multiplicar o conhecimento adquirido entre os agentes efetivos, por meio de seminários, grupos de estudo e atualizações constantes na temática de gênero.