NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nas últimas horas as mídias sociais têm reagido com intensa indignação e repulsa às imagens de policiais do Senado Federal que, durante os atos de vandalismo, aparecem em fotos e vídeos ao lado dos manifestantes golpistas.

Sobre isso, a Associação das Polícias do Congresso Nacional (APCN) esclarece que tais policiais, em estrito cumprimento de seus deveres legais, negociaram com os manifestantes, direcionando suas ações à finalidade de identificar a real motivação do distúrbio, bem como as lideranças do movimento, utilizando-se, para isso, de técnicas de mudança de comportamento como aproximação, espelhamento e diálogo.

Por vezes, dada a imprevisibilidade dos ânimos da massa, o policial, sobretudo quando desguarnecido de apoio, deve cumprir o protocolo de segurança, o qual prioriza uma condução mais pacífica das negociações. Isso acontece em prol de minimizar a fragilidade dos agentes expostos ao contato direto com os perpetradores da desordem.

Não faltam exemplos de agentes da lei severamente feridos ou até mortos em situações análogas, tanto no Brasil, quanto no exterior, a exemplo da infeliz e recente invasão do Capitólio (Parlamento Americano).

Outrossim, a equipe incumbida da função de negociar agiu em estrito cumprimento de seu dever e, logo em seguida, participou da efetivação da prisão de aproximadamente 39 manifestantes.

Para nós da APCN restou evidente o empenho de tais policiais em seguirem o procedimento no o qual foram treinados, arrefecendo os ânimos dos manifestantes e freando seus desígnios destrutivos.

Além disso, ao criarem espelhamento e diálogo, tais policiais também protegeram suas próprias vidas, bem este que valorizamos acima do que valorizamos o patrimônio.

Desta forma, a APCN se sensibiliza e apoia todos os policiais de seu quadro pelo empenho e profissionalismo diante da dimensão da crise enfrentada ontem. Da mesma forma esta associação se regozija com o fato de não ter contabilizado nenhum de seus policiais gravemente feridos.

Associação das Polícias Legislativas do Congresso Nacional

Publicado em: 09/01/23

2 cometários
Daniela Augusta
comentou em 09/01/23

Sou aluna do professor Wallace França, lotado como Policial Legislativo. Sei da conduta ilíbada do mesmo e confiante que tudo irá se resolver.

Kédma Sousa
comentou em 09/01/23

Parabéns! Orgulho de vocês!

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*