O Decimo primeiro Fórum dos Parlamentares do Brincs que reuni Países emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã aconteceu na capital Federal do Brasil – Brasília entre os dias 3 e 5 de junho.
A capital Brasileira consolida os ideais de modernidade, integração e planejamento urbano e nesse cenário os debates centrais sobre cooperação legislativa e articulação política uniu os parlamentos do Sul Global.
Os Poderes Legislativos são essenciais para transformar decisões multilaterais em políticas públicas, o que garante marcos legal, coerente com os objetivos estratégicos do bloco para ampliar a legitimidade democrática da atuação conjunta.
Segurança Institucional
Durante quatro meses que antecederam a data de inicio do Fórum, os Policiais Legislativos do Senado e Câmara Federal realizaram os preparativos que visavam o emprego dos recursos necessários para garantir a segurança das autoridades legislativas que representaram os seus países nesse encontro. Foram aplicados procedimentos e protocolos de segurança institucional e escolta de parlamentares estrangeiros. Procedimentos que já fazem parte da atuação e especialidade da rotina e preparo dos Policiais Legislativos Federais.
Trabalho conjunto com as forças de segurança do Distrito Federal e Forças Federais
De acordo com PLF SF – Policial Legislativo Federal do Senado Federal Alessandro Morales a união de forças com os Policiais Legislativos da Câmara Federal foi de fundamental importância para o sucesso dessa missão. Ele lembra ainda a cooperação nesse planejamento de forças da PRF – Policia Rodoviária Federal na condução e acompanhamento na escolta do deslocamento dos parlamentares que participaram do fórum. Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal também participou dessa força tarefa de segurança, com policiais civis e policiais militares na guarda e proteção das áreas externas do Congresso Nacional.
A cooperação dessas policiais ficou restrita ao controle da área externa do Congresso Nacional a área interna das dependências do Senado e Câmara ficou exclusiva para acesso e controle dos policiais Legislativos. PLF Morales lembra a atenção maior para os representantes do Legislativo Russo, devido ao atual clima de conflito vivido pelo País, essa escolta e acompanhamento foi feito pelos Policiais Legislativos destacados para essa missão, com cuidado especial para a delegação.
PLF Morales destaca ainda a participação dos Coordenadores PLF SF Gilvan Viana, Alex Nobre e Edson e também no planejamento e coordenação do PLF CD Barros.
Convocação e atuação dos PLFs
Todo efetivo foi colocado a disposição para atuação em pontos específicos onde foram realizadas reunião dos representantes parlamentares. Portarias, controle de acesso, plenário do Senado e plenário das comissões onde aconteceram eventos paralelos, efetivo na escolta de autoridades, policiamento externo onde foi feito a triagem para acesso ao Congresso Nacional, local onde é feito o filtro das pessoas que tem acesso, como forma de primeira barreira de segurança.
Efetivo das PLFs em ação
Segundo informação do PLF Morales as mulheres policiais do Congresso Nacional tem função importante na segurança e escolta de autoridades e parlamentares femininas, quando essa exigência é requerida para garantir a privacidade e o bom desenvolvimento das reuniões paralelas que aconteceram durante o evento. Ele destaca e pontua que esse nível de segurança é um protocolo adotado em eventos do porte internacional de exigência para acompanhamento de autoridades e ressalta que a parceria de policiais femininas e masculinas atende a mesma expectativa de atuação profissional, em regra tanto atuação feminina ou masculina destacam suas especializações.
Atuação conjunta
Planejamento e execução com parâmetros definidos em conjunto pelos Policiais Legislativos Federal do Senado e da câmara determinam a eficiência da missão de segurança institucional para os Parlamentares dos Países que participaram do decimo primeiro encontro do Brics no Congresso Nacional Brasileiro.
PLF CD Barros destaca que a maioria do efetivo dos Policiais Legislativos foi convocada, mas os Deputados Federais e os Senadores ameaçados e os respectivos Presidentes das Casas do Congresso Nacional continuaram com suas proteções pessoais feitas pelas Polícias Legislativas Federais.
JPD Adolffo Moura